O EVENTO

O 1º Congresso Mineiro de Podologia Clínica tem o objetivo de proporcionar aos profissionais uma visão clínica das patologias que fazem parte do dia do podólogo, buscando criar uma relação cada vez mais próxima com a área da saúde dentro da atuação podológica e assim garantir mais excelência na atuação.

PALESTRANTES

Dr. Roberto Zambelli

Coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Mater Dei, Coordenador do Serviço de Especialização em Cirurgia Tornozelo e Pé do Hospital Mater Dei, Coordenador do Centro Avançado no Cuidados Feridas do Hospital Mater Dei, Médico Assistente do Grupo de Cirurgia do Tornozelo e Pé do Complexo Hospitalar São Francisco de Assis – Unidade Santa Lúcia.

Izabela Maira Sena

Graduada em Fisioterapia pela PUC MG, Capacitada no Tratamento do Pé Diabético pelo Ministério da Saúde, Fisioterapeuta da Santa Casa de Belo Horizonte, Mestre em Educação-Diabetes, Assessora de Comunicação Da  Sociedade Brasileira de Diabetes Regional MG.

Márcia Nogueira

Podóloga e Professora, 16 anos de atuação na Podologia, Capacitada em Ortoplastia, Diretora Técnica- Científica da revista virtual belezain.com.br

Leandro Henrique Cardoso

Jornalista graduado pelo Centro Universitário Estácio de Sá, Especialista em Comunicação Digital e Mídias Sociais pelo Centro Universitário – UNA, Atualmente é Assessor de Comunicação Social do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico MG, Professor de locução na Beth Seixas – Comunicação, Cursos e palestras.

Ândrea Medeiros

Técnica em podologia pela Faculdade São Camilo, graduada em comunicação social, pós-graduada em marketing de relacionamento, coordenadora do Serviço de Podologia do Centro de Diabetes de Belo Horizonte, responsável pela introdução do atendimento de podologia no serviço de pé diabético do Centro de Especialidade Médica da Santa Casa de Belo Horizonte, professora por 12 anos do curso técnico em podologia.

Dr. Mario Marcio da Matta Lopes

Medico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) e da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS), membro da Comissão Organizadora da Residência em Ortopedia e Traumatologia da Rede Mater Dei de Saúde. Atuação como cirurgião da mão no Hospital Infantil São Camilo e na Rede Mater Dei de Saúde e sócio-fundador da Clinica DuPé e DaMão Podologia e Ortopedia.

Alberto Malachias Rascassi

Graduado em fisioterapia pela Faculdade Anhanguera Educacional e em podologia pela Universidade Anhembi Morumbi, possui formações internacionais em posturologia (PNS) e Bandagem Biomecânica  (Dynamic Tape), podoposturologia GDS (Cadeias Musculares e Articulares) e fisioterapia geriátrica (em curso).

Márcia Cardoso de Oliveira

Graduada em administração de empresas pela Faculdade Pitágoras, pós-graduada em gestão de pessoas e negócios pela FEAD, técnica em podologia pelo Instituto São Camilo e sócio-fundadora da Clinica DuPé e DaMão Podologia e Ortopedia.

Dra. Michelle dos Santos Diniz

Médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia;, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, preceptora da residência de dermatologia da Santa Casa de Belo Horizonte e Coordenadora do Ambulatório de Psoríase da Santa Casa de Belo Horizonte.

PROGRAMAÇÃO

8h
Credenciamento

Recepção dos participantes e credenciamento

8h50
Dr. Mário Marcio da Matta

Abertura oficial do evento

9h
Dr. Roberto Zambelli

Tema – Urgências nos pacientes diabéticos: quadro de lesão aguda, com infecção ou crônica (úlceras neuropáticas).
-Importância da orientação e do encaminhamento podológico.

9h45
Painel de perguntas

Momento e espaço para que os participantes tirem dúvidas durante o evento

10h
Coffee Break

Intervalo para café e bate-papo

10h20
Izabela Maira Sena

Tema – Fisiopatologia e tratamento dos pontos de pressão plantar: pé diabético, escore do comprometimento neuropático (teoria e prática)

11h10
Márcia Nogueira

Tema – Ortoplastia: órteses plantares para correção anatômica

12h
Painel  de perguntas

Momento e espaço para que os participantes tirem dúvidas durante o evento

12h30
Almoço

Intervalo para almoço

13h30
Leandro Henrique Cardoso

Tema – Comunicação afetiva e efetiva com o paciente.

14h15
Ândrea Medeiros

Tema – A relação entre a teoria e a prática por meio de casos clínicos: mitos e verdades da podologia

15h
Alberto Malachias Rascassi

Tema: Bandagem Aplicada na Podologia.

15h55
Coffee Break

Intervalo para café e bate-papo

16h20
Dr. Mario Marcio da Matta

Tema – Pés planos e cavos e suas alterações plantares na visão médica X diagnóstico clínico na podologia

17h
Dra. Michelle Diniz

Tema – Psoríase e seus diagnósticos diferenciais nas lesões dos pés

18h
Painel de perguntas

Momento e espaço para que os participantes tirem dúvidas durante o evento

18h20
Márcia Cardoso de Oliveira

Tema – O que mercado espera de você: saia na frente e crie estratégias eficientes de crescimento

19h
Encerramento

Considerações finais e encerramento oficial do evento.

Participação Especial

Eunice Sales – Podogeriatria
Eunice Gomes – Psicóloga

PARCEIROS

REALIZAÇÃO

LOCAL

PROMOÇÃO

Em breve, serão divulgados os nomes das pessoas contempladas na promoção. Fique ligado!